A importância da respiração para o orador

Estamos vivendo uma época que a tecnologia tomou conta das nossas vidas. Vivemos tão dependentes dela que ficar um dia sem celular, além de gerar um desconforto, ansiedade pelo dia inteiro, muitas vezes significa não fazer negócios. E com a tecnologia presente descobrimos seres multitarefas: estamos dirigindo e trocando a playlist; cozinhando e pensando na reunião de amanhã, assistindo um filme e checando as redes sociais. E qual o problema de tudo isso? O problema é na maioria desses casos (para não dizer em todos citados acima) não temos atenção plena.

Quem não se identificou com as situações acima? Pois bem, vivemos fazendo várias coisas ao mesmo tempo e sem tempo parar para olhar para dentro e respirar.

Para um orador que vai fazer qualquer tipo de apresentação é indispensável o seu foco na sua apresentação (já falamos sobre isso em outro tema) e na sua respiração: Mindfullness.

De acordo com o site iniciativamindfulness.com.br,​Mindfulness – ou Atenção Plena – é um estado onde treinamos qualidades de atenção ao momento presente e autocompaixão com experiências desafiadoras. Através do treinamento de mindfulness aprendemos a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, aprendemos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos. Através de Mindfulness, aprendemos a regular as emoções desafiadoras e criar espaço mental, mesmo em circunstâncias difíceis.

E por que a respiração é tão importante? Respiração é a base da atenção plena. Não é possível chegarmos a este estado se não estamos respirando adequadamente, através da respiração diafragmática.

Para uma apresentação é imprescindível que o orador esteja consciente de si mesmo, de seus atos e de seus pensamentos. Para que numa situação de ansiedade ou medo ele mesmo consiga controlar a mente e não deixar ser controlado por ela. Um orador de sucesso, usa as técnicas de Mindfullnes a seu favor.

A Sabino Treinamento e Desenvolvimento está no mercado desde 2011. Consolidada em Sorocaba e em toda a sua região metropolitana, já impactou mais de 10 mil pessoas, entre aulas, palestras e workshops.

Aqui nós desenvolvemos um treinamento voltado para pessoas como muito potencial, porém que se perdem quando precisam se expor de alguma forma. Agende uma aula experimental gratuitamente e venha nos conhecer!